Tinea Corporis Causada por Trichophyton Benhamiae de Transmissão Canina: Primeiro Relato em Portugal

Conteúdo do artigo principal

Ermelindo Tavares - Autor Correspondente

Ermelindo Tavares [tavares.ermelindo@gmail.com]
Estrada Carlos Lima Costa Nº2, Povos, 2600-009 Vila Franca de Xira, Portugal
ORCID iD: 0000-0002-4590-3962

Raquel Sabino
Helena Simões
Cristina Veríssimo
Esperança Ussene

Resumo

As dermatofitoses ou tinhas (tinea do latim) são infeções superficiais e contagiosas causadas por fungos dermatófitos. São as dermatoses infeciosas mais frequentes na prática clínica, podendo afetar a pele, o cabelo e as unhas. O seu correto diagnóstico permite compreender os aspetos clínicos, ecológicos e epidemiológicos relacionados com estes microrganismos.
A apresentação clínica é variável e depende do habitat (origem humana, animal ou solo), da virulência do fungo e do estado imunológico do hospedeiro.
Relata-se o caso clínico de um homem de 62 anos com tinea corporis, que se destaca pela sua apresentação clínica exuberante e pelo agente isolado, Trichophyton benhamiae (anteriomente designado Arthroderma benhamiae), um agente etiológico de dermatofitose ainda sem relato científico em Portugal.

Palavras-chave: Adulto; Animais Domésticos; Arthrodermataceae; Cão; Dermatomicoses; Tinha

Detalhes do artigo

Tavares-Bello, E., Sabino, R. ., Simões, H. ., Veríssimo, C. ., & Ussene, E. . (2021). Tinea Corporis Causada por Trichophyton Benhamiae de Transmissão Canina: Primeiro Relato em Portugal. Gazeta Médica, 8(1). https://doi.org/10.29315/gm.v8i1.397
Secção
CASOS CLÍNICOS