Ahead of Print

Tratamento de Soluços Persistentes num Doente Paliativo: Uma Breve Revisão através de um Caso Clínico Ilustrativo
Management of Persistent Hiccups in a Palliative Care Patient: A Brief Review through an Illustrative Case Report

Conteúdo do artigo principal

Catarina Távora - Autor Correspondente

Catarina Távora [catarinatavoramr@gmail.com]
Medicina Interna, Hospital CUF Cascais, Cascais Portugal
R. Fernão Lopes 60, 2750-663 Cascais

Maria Ana Sobral
Maria Ferreira
Luisa Pereira

Resumo

Os soluços são uma experiência muito desconfortável para os doentes em cuidados paliativos, podendo influenciar muito a sua qualidade de vida.
As manobras físicas podem controlar os soluços que surgem de forma aguda. Soluços persistentes durante dias a meses são raros e podem ser difíceis de tratar. Quando nenhuma causa reversível é identificada ou as manobras físicas falham, é importante uma abordagem sistemática.
As causas podem dividir-se em centrais e periféricas. Os fármacos de primeira linha para tratar os soluços de causa central são o baclofeno e a gabapentina como alternativa. A metoclopramida é a primeira linha para o tratamento dos soluços de causa periférica.
O tratamento de soluços persistentes apresenta um desafio clínico que requer maior investigação. Através deste caso clínico fornecemos uma breve revisão das causas e tratamento desta condição.

Palavras-chave: Cuidados Paliativos; Soluços

Detalhes do artigo

1.
Távora C, Ana Sobral M, Ferreira M, Pereira L. Management of Persistent Hiccups in a Palliative Care Patient: A Brief Review through an Illustrative Case Report. Gaz Med [Internet]. 15 de Setembro de 2025 [citado 19 de Setembro de 2025];1(1). Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/1021
Secção
CASOS CLÍNICOS