Ahead of Print
The Impact Of COVID-19 on Asthma Control and Lung Function in Patients with Severe Asthma
Impacto do COVID-19 no Controlo da Asma e da Função Pulmonar em Doentes com Asma Grave
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Introdução: A asma grave afeta aproximadamente 4%-5% dos doentes asmáticos, aumentando a suscetibilidade a infeções respiratórias, nomeadamente ao SARS-CoV-2. No entanto, o impacto da COVID-19 na asma grave não está bem estabelecido.O nosso objetivo foi avaliar o impacto da infeção SARS-CoV-2 no controlo da asma, na qualidade de vida e na função pulmonar.
Métodos: Estudo retrospetivo que incluiu 114 doentes com asma grave seguidos na nossa consulta de Imunoalergologia entre março de 2020 e julho de 2022. Compararam-se os valores pré e pós-COVID-19 do Asthma Control Test (ACT), Control of Allergic Rhinitis and Asthma Test (CARAT), Mini Asthma Quality of Life Questionnaire (mini-AQLQ) e da função pulmonar. A análise estatística foi realizada com SPSS 25 (p <0,05 significativo).
Resultados: Dos 49 doentes infetados por SARS-CoV-2, verificou-se uma diminuição significativa dos valores de ACT (p = 0,002). O CARAT, o mini-AQLQ e a função pulmonar não apresentaram diferenças significativas.
Conclusão: Este estudo demonstrou que a infeção por SARS-CoV-2 teve um impacto negativo no controlo da asma, com uma diminuição significativa nos valores de ACT. No entanto, são necessários mais estudos para estabelecer os possíveis efeitos a longo prazo.
Detalhes do artigo

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.