Pielonefrite Xantogranulomatosa como um Processo Infiltrativo Invasivo: Relato de Caso e Revisão de Literatura
Xanthogranulomatous Pyelonephritis as an Invasive Infiltrative Process: Case Report and Review of the Literature
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: A pielonefrite xantogranulomatosa é uma doença inflamatória rara associada a uma infeção crónica, obstrução e uma imagem patológica típica.
CASO CLÍNICO: Uma mulher de 63 anos foi referenciada à nossa consulta de ambulatório por fraqueza geral, um desconforto abdominal difuso, perda de peso e infeções do trato urinário recorrentes. Conseguia-se palpar uma massa abdominal no flanco esquerdo. Investigações laboratoriais revelaram anemia, leucocitose e leucocitúria. Os estudos de imagens mostravam uma massa retroperitoneal multiloculada envolvendo os dois terços superiores do rim esquerdo e um cálculo de grandes dimensões no seio do rim esquerdo. A paciente foi tratada com uma ressecção “em bloco” do rim esquerdo, da cauda do pâncreas, baço e cólon transverso. Na microscopia o parênquima renal estava atrófico e com um processo inflamatório, necrose e uma infiltração difundida de macrófagos preenchidos por lípidos (células xantoma).
DISCUSSÃO: O caso discutido é uma apresentação típica da pielonefrite xantogranulomatosa. A paciente foi tratada com uma ressecção extensa dos órgãos envolvidos e teve uma boa recuperação.