Quilotórax numa Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais de Nível III: Estudo de Série de Casos
Chylothorax in a Level III Neonatal Intensive Care Unit: A Case Series
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: O quilotórax é uma condição rara e potencialmente fatal que se caracteriza pela acumulação de linfa no espaço pleural. Pode ser responsável por complicações metabólicas, nutricionais e imunológicas no recém-nascido. O nosso objetivo foi avaliar a evolução clínica e o tratamento dos casos de quilotórax neonatal admitidos numa unidade de cuidados intensivos neonatais.
MÉTODOS: Análise retrospetiva dos processos clínicos dos recém-nascidos com o diagnóstico de quilotórax entre 1 de fevereiro de 2007 e 31 de janeiro de 2017.
RESULTADOS: Foram incluídos seis doentes. Dois dos casos eram congénitos, um com diagnóstico pré-natal. Os restantes quatro casos foram secundários a trauma durante cirurgia torácica. Todos necessitaram de ventilação por pressão positiva. Quatro recém-nascidos iniciaram nutrição parentérica ao diagnóstico. Metade dos casos não respondeu à instituição de medidas conservadoras, um dos quais foi eficazmente tratado com octreótido. Registaram-se dois óbitos, um dos doentes no contexto de choque e falência multiorgânica e o outro caso por insuficiência respiratória.
DISCUSSÃO: Na nossa série a etiologia traumática pós-cirurgia torácica foi a principal causa, refletindo a estreita colaboração da nossa unidade com o Serviço de Cardiologia Pediátrica. No que diz respeito ao diagnóstico e tratamento, existem alguns algoritmos, no entanto, não há guidelines universalmente aceites e há alguns aspetos da abordagem terapêutica que permanecem controversos.