Papel Atual da Robótica na Cirurgia Bariátrica: A Experiência do Hospital CUF Infante Santo
Contemporary Role of Robotics in Bariatric Surgery: Experience of CUF Infante Santo Hospital
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: A utilização da robótica na cirurgia bariátrica tem vindo a aumentar a nível mundial, com o objetivo principal de reduzir complicações e otimizar o resultado cirúrgico final. Este estudo apresenta a experiência e resultados clínicos de um ano e meio de bypass gástrico robótico de um único hospital.
MÉTODOS: Foi realizada uma revisão retrospetiva de 42 doentes consecutivos submetidos a bypass gástrico robótico. Os ficheiros dos doentes foram analisados no sentido de obter as características dos doentes, resultados da perda de peso e morbi-lidade peri e pós-operatória.
RESULTADOS: Em 32/42 dos doentes foi realizado um bypass gástrico primário e os restantes 10 procedimentos foram casos de revisão. O peso inicial médio era 111,1 (+/- 20,5) kg e o índice de massa corporal (IMC) inicial médio era 39,7 (+/- 5,6) kg/m2. Quase metade dos doentes tinha comorbilidades pré-existentes. Após um seguimento médio de 9,1 (+/- 5,2) meses, IMC médio era 30,16 (+/- 5,3) kg/m2 com uma percentagem de perda de peso excessivo de 66,16 (+/- 43,6)%. Não houve necessidade de conversão, deiscências de anastomoses, nem mortalidade. Dois doentes apresentaram complicações menores: um hematoma infetado (morbilidade Clavien-Dindo IIIb) e uma úlcera de anastomose. A duração média de internamento no hospital foi de 2,8 (2-5) dias. Todos os doentes, à exceção de um, ficaram satisfeitos com o resultado da perda de peso.
CONCLUSÃO: O bypass gástrico robótico é uma abordagem segura e reprodutível para tratar a obesidade mórbida. Uma anastomose gastrojejunal segura e manual, recuperação rápida e uma ergonomia melhor são as principais vantagens desta técnica nesta operação.