Buraco Macular Pediátrico: Que Atitude Tomar? Considerações a Propósito de um Caso Clínico Pediatric Macular Hole: What Attitude to Take? Considerations About a Case Report

Conteúdo do artigo principal

Francisco Trincão - Autor Correspondente

Rua Mário Botas, 1990-050, Parque das Nações, Lisboa, Portugal

Arnaldo Dias Santos
Hernâni Monteiro
José Pita-Negrão

Resumo

A formação de um buraco macular traumático não é um evento raro na infância. Cada vez mais o tratamento preconizado é a cirurgia precoce.
Apresentamos o caso de uma criança de 12 anos que sofreu um traumatismo ocular com bola de futebol. Recorreu ao Hospital CUF Descobertas por baixa da melhor acuidade visual corrigida para 1/10. Na fundoscopia apresentava buraco macular traumático completo, documentado por tomografia de coerência ótica.
Foi decidido realizar vigilância semanal. Após um período de agravamento inicial, houve melhoria morfológica na tomografia de coerência ótica com recuperação progressiva da melhor acuidade visual corrigida, até se verificar encerramento total e espontâneo do buraco macular traumático ao final do quarto mês.
Nos buracos maculares traumáticos em idade pediátrica, o encerramento espontâneo é possível, sendo para tal obrigatório um seguimento próximo.

Palavras-chave: Acuidade Visual; Criança; Lesões Oculares; Perfurações Retinianas; Tomografia de Coerência Ótica

Detalhes do artigo

1.
Trincão F, Santos AD, Monteiro H, Pita-Negrão J. Buraco Macular Pediátrico: Que Atitude Tomar? Considerações a Propósito de um Caso Clínico: Pediatric Macular Hole: What Attitude to Take? Considerations About a Case Report. Gaz Med [Internet]. 28 de Setembro de 2018 [citado 4 de Julho de 2025];5(3). Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/194
Secção
CASOS CLÍNICOS

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)