Capacidade dos Profissionais de Saúde de Medicina e Enfermagem dos Cuidados de Saúde Primários em Identificar Doentes de Cuidados Paliativos Ability of Medical and Nursing Healthcare Professionals from Primary Care to Identify Palliative Care Patients

Conteúdo do artigo principal

Mariana van Innis - Autor Correspondente
Manuel Luís Capelas
Alexandre Castro Caldas

Resumo

INTRODUÇÃO: Os cuidados paliativos são cuidados de saúde especializados, dirigidos a indivíduos com doenças crónicas. De acordo com dados de estudos recentes, apenas uma parte da população portuguesa tem acesso a eles, sendo o número de indivíduos referenciados para equipas especializadas inferior ao esperado. Os cuidados de saúde primários podem desenvolver um papel importante na identificação e referenciação dos doentes, pois são o primeiro contacto da população com o Serviço Nacional de Saúde.


OBJETIVO: Avaliar a capacidade dos médicos e enfermeiros dos cuidados de saúde primários em identificar doentes de cuidados paliativos e determinar os fatores pessoais facilitadores.


MATERIAL E MÉTODOS: É um estudo analítico e transversal, efetuado através da aplicação de um questionário junto a 49 profissionais de saúde de medicina e enfermagem de dois Agrupamentos dos Centros de Saúde de Lisboa, entre junho e setembro de 2014. A análise estatística foi realizada através do programa SPSS® 20.


RESULTADOS: Somente 14,3% da amostra identificou corretamente os casos clínicos referenciáveis para cuidados paliativos. Dos vários fatores pessoais analisados, observámos uma relação estatisticamente significativa (p < 0,05) entre o contacto com a área dos cuidados paliativos na vida pessoal e a formação diferenciada e a identificação de doentes de cuidados paliativos por parte dos médicos e enfermeiros dos cuidados de saúde primários.


CONCLUSÕES: Os resultados obtidos sugerem a necessidade de reforçar a formação em cuidados paliativos junto dos profissionais de saúde e facilitar a comunicação entre os diferentes elementos envolvidos no processo de identificação e referenciação dos doentes.

Palavras-chave: Atitude do Pessoal de Saúde; Cuidados Paliativos; Cuidados de Saúde Primários; Médicos de Família; Pessoal de Enfermagem; Pessoal de Saúde; Portugal; Referenciação e Consulta

Detalhes do artigo

1.
Innis M van, Capelas ML, Caldas AC. Capacidade dos Profissionais de Saúde de Medicina e Enfermagem dos Cuidados de Saúde Primários em Identificar Doentes de Cuidados Paliativos: Ability of Medical and Nursing Healthcare Professionals from Primary Care to Identify Palliative Care Patients. Gaz Med [Internet]. 21 de Setembro de 2017 [citado 13 de Novembro de 2024];4(2). Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/20
Secção
ARTIGO ORIGINAL