Trissomia 21: Uma Perspetiva Multidisciplinar Trisomy 21: A Multidisciplinary Perspective

Conteúdo do artigo principal

Mariana Adrião - Autor Correspondente

Rua Fernando Namora, 234, 3º andar esq. trás, 4425-651 Maia, Portugal

Ana Maia
Augusto Magalhães
Carla Moura
Nuno Alegrete
David Casimiro de Andrade
Cíntia Correia
Joana Rebelo
Marta Tavares
Edite Gonçalves
Micaela Guardiano

Resumo

INTRODUÇÃO: A trissomia 21 (T21) é a cromossomopatia mais frequente, independentemente do género, etnia ou classe social. Os recém-nascidos apresentam alterações fenotípicas e eventualmente malformações congénitas.
O objetivo foi criar um artigo de revisão acessível e ajustado à prática clínica do pediatra para seguimento de crianças e jovens com T21, através de uma visão holística dos cuidados de saúde.


METODOLOGIA: Pesquisa dos artigos publicados em diferentes áreas, incluindo diretrizes de várias associações pediátricas. Revisão da literatura por especialistas em diferentes especialidades médicas com prática no seguimento de crianças e jovens com T21.


CONCLUSÃO: Através de uma avaliação e intervenção holísticas é possível continuar a melhorar os cuidados de saú-de da população pediátrica com T21. Isso reflete-se não só através do aumento da esperança média de vida, mas também na melhoria da qualidade de vida experienciada em todas as idades.

Palavras-chave: Estudos Interdisciplinares; Síndrome de Down

Detalhes do artigo

1.
Adrião M, Maia A, Magalhães A, Moura C, Alegrete N, Casimiro de Andrade D, et al. Trissomia 21: Uma Perspetiva Multidisciplinar: Trisomy 21: A Multidisciplinary Perspective. Gaz Med [Internet]. 28 de Junho de 2019 [citado 31 de Março de 2025];6(2). Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/209
Secção
ARTIGO DE REVISÃO