Radioterapia e Hipertermia no Tratamento de Recidivas Locorregionais: Primeiros Casos Tratados em Portugal
Radiotherapy and Hyperthermia in the Treatment of Locoregional Recurrent Cancer: Report of the First Patients Treated in Portugal
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: A associação da hipertermia à radioterapia tem demonstrado ser uma abordagem válida no tratamento da recidiva locorregional de tumores malignos previamente irradiados. O objetivo do presente estudo é descrever a experiência inicial do Departamento de Radioncologia Júlio Teixeira SA (Instituto CUF) e do Serviço de Oncologia Médica (Hospital CUF Porto) no tratamento destas lesões, reportando os primeiros casos tratados em Portugal com a referida abordagem terapêutica.
MATERIAL E MÉTODOS: Foi efetuada uma análise retrospetiva dos 18 doentes, 16 do sexo feminino e 2 do sexo masculino, com recidivas tumorais irressecáveis, em áreas previamente irradiadas, tratados com radioterapia associada à hipertermia, no período de tempo compreendido entre maio de 2016 e março de 2017.
RESULTADOS: De maio de 2016 a março de 2017 foram realizados 25 tratamentos em 18 doentes. Em todos os tratamentos foi constatada resposta favorável no local irradiado. Não foram observadas toxicidades grau 3.
DISCUSSÃO: Os resultados são encorajadores, com melhoria da qualidade de vida e autoestima dos doentes com toxicidade aceitável. O tratamento combinado de hipertermia e radioterapia parece ser uma opção válida no controlo local de neoplasias recorrentes irressecáveis em locais previamente irradiados, cujas opções terapêuticas são limitadas.