Síndrome Antifosfolipídica Primária: Uma Apresentação Incomum Primary Antiphospholipid Syndrome: An Unusual Presentation

Conteúdo do artigo principal

Andreia Sofia Rocha Costa - Autor Correspondente

Rua Luis de Camões, Bloco B, 1º Esq., 5140-080, Carrazeda de Ansiães, Portugal

Fernando Salvador
José João Eira
Paula Vaz Marques

Resumo

A síndrome antifosfolipídica caracteriza-se por eventos trombóticos, morte fetal recorrente e presença de anticorpos antifosfolipídicos circulantes.
Os autores apresentam um caso clínico de um doente do sexo masculino com sintomas constitucionais e gastrointestinais de instalação recente levantando a suspeita de uma suboclusão intestinal ou mesmo de um processo neoplásico.
No decorrer da investigação, foram excluídas outras potenciais etiologias e foram identificados trombos ao nível do ventrículo direito e da aorta abdominal, assim como alterações laboratoriais sugestivas de síndrome antifosfolipídica.
Neste caso em particular, a localização pouco comum dos trombos, assim como a inespecificidade da sintomatologia dificultou e atrasou o diagnóstico e a implementação do tratamento.

Palavras-chave: Anticorpos Antifosfolipídicos; Síndrome Antifosfolipídica; Trombose

Detalhes do artigo

1.
Costa ASR, Salvador F, Eira JJ, Marques PV. Síndrome Antifosfolipídica Primária: Uma Apresentação Incomum: Primary Antiphospholipid Syndrome: An Unusual Presentation. Gaz Med [Internet]. 31 de Março de 2019 [citado 2 de Abril de 2025];6(1). Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/234
Secção
CASOS CLÍNICOS