Apêndice Normal numa Hernioplastia Eletiva: Caso Clínico e Revisão da Literatura
Normal Appendix in the Elective Inguinal Hernia Repair: Case Report and Review of Literature
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: A presença do apêndice ileocecal num saco herniário inguinal é conhecida como hérnia de Amyand. Na hernioplastia eletiva, representa um achado raro e a decisão de fazer uma apendicectomia é sempre ambígua. A literatura parece apontar para a ideia de que um apêndice normal deve ser preservado a não ser que os benefícios de uma apendicectomia superem os riscos de uma apendicite aguda no futuro.
O nosso objetivo foi analisar todos os casos clínicos publicados de hérnia de Amyand indexados na MEDLINE e avaliar as características dos pacientes e as decisões dos cirurgiões quanto à apendicectomia profilática nestes casos.
MÉTODOS: Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica na MEDLINE usando os termos “Amyand’s hernia” como palavras-chave. Os critérios de inclusão foram casos clínicos em adultos, em que foi encontrado um apêndice ileocecal normal, não inflamado durante uma hernioplastia eletiva. Apresentamos também um caso clínico da nossa instituição.
RESULTADOS: Foram identificadas 25 referências de onde foram extraídos 41 casos clínicos. Em mais de metade dos casos clínicos os cirurgiões optaram pela apendicectomia profilática. A decisão não mostrou ter impacto no tipo de hernioplastia (com ou sem prótese) ou nas complicações reportadas.
CONCLUSÃO: A hérnia de Amyand é um achado raro, apesar de não recomendada, a apendicectomia profilática foi realizada maioritariamente nos casos clínicos publicados. A ausência de informação baseada em evidência e o baixo risco associado à apendicectomia neste contexto podem explicar esta opção. A decisão final assim, permanece dependente do cirurgião.