Efeitos da Exposição a Dispositivos Digitais no Desenvolvimento da Linguagem em Idade Pré-Escolar Effects of Exposure to Digital Devices on Language Development of Preschoolers

Conteúdo do artigo principal

Rita Ferreira Maia Neto - Autor Correspondente

Alameda Prof. Hernâni Monteiro, 4200-319 Porto, Portugal

Daniel Dias Gonçalves

Resumo

Nas últimas décadas, os dispositivos digitais tornaram-se parte integrante do nosso quotidiano. Atualmente, crianças com menos de 1 ano já são expostas a conteúdos media. O impacto que estes novos hábitos têm no desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar não é claro. Neste artigo de revisão estudámos os trabalhos mais relevantes sobre este tema publicados após o ano 2000. Dos 10 artigos selecionados, sete analisaram o tempo de exposição e cinco o tipo de conteúdos media. Cinco artigos encontraram uma associação negativa entre o tempo de exposição a dispositivos digitais e o desenvolvimento da linguagem, enquanto apenas dois encontraram benefícios. Dos cinco artigos que analisaram o conteúdo media apenas um encontrou uma associação positiva entre a visualização de conteúdo educativo para crianças e a linguagem. Assim, os autores recomendam que, em idade pré-escolar, os dispositivos digitais sejam usados de forma parcimoniosa e acompanhada pelos pais.

Palavras-chave: Computadores; Desenvolvimento Infantil; Desenvolvimento da Linguagem; Mass Media; Pré-Escolar; Smartphone; Televisão

Detalhes do artigo

1.
Neto RFM, Gonçalves DD. Efeitos da Exposição a Dispositivos Digitais no Desenvolvimento da Linguagem em Idade Pré-Escolar: Effects of Exposure to Digital Devices on Language Development of Preschoolers. Gaz Med [Internet]. 30 de Setembro de 2019 [citado 25 de Dezembro de 2024];6(3). Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/249
Secção
ARTIGO DE REVISÃO