Perturbação de Jogos de Internet: Revisão da Evidência Científica Internet Gaming Disorder: State of the Art

Conteúdo do artigo principal

Diogo Beirão - Autor Correspondente

Rua São Salvador, 9, 4100-464 Porto, Portugal

Tiago Sousa
Paula Assunção
Abílio Malheiro
Diana Gonzaga

Resumo

A Internet permitiu a difusão dos videojogos, facilitando o seu uso desregulado. A perturbação de jogos de Internet traduz o uso com impacto nas áreas funcionais e sociais. A utilização crescente de tecnologias conduz a um aumento da prevalência deste distúrbio.
O nosso objetivo foi efetuar uma atualização da evidência científica sobre perturbação de jogos de Internet.
Foi efetuada uma pesquisa de artigos científicos publicados entre janeiro de 2013 e fevereiro de 2019, em inglês, português e espanhol. As palavras-chave utilizadas foram “behavior, addictive”, “video games” e “Internet”.
Podemos concluir que a perturbação de jogos de Internet é mais prevalente no sexo masculino e no continente asiático e subcontinente norte-americano. Os principais critérios de diagnóstico têm permitido consolidá-la como uma perturbação distinta. Os estudos neuroimagiológicos têm comprovado alterações nas áreas de controlo executivo e sistema da recompensa. As terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas revelam-se promissoras, apesar de não ser clara a eficácia direta ou sobre as comorbilidades associadas.

Palavras-chave: Jogos de Vídeo; Internet; Comportamento Aditivo

Detalhes do artigo

1.
Beirão D, Sousa T, Assunção P, Malheiro A, Gonzaga D. Perturbação de Jogos de Internet: Revisão da Evidência Científica: Internet Gaming Disorder: State of the Art. Gaz Med [Internet]. 30 de Setembro de 2019 [citado 25 de Dezembro de 2024];6(3). Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/268
Secção
ARTIGO DE REVISÃO

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)