Abstinência de Benzodiazepinas: Um Caso Clínico
Benzodiazepines Withdrawal: A Case Report
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As benzodiazepinas constituem uma classe de fármacos com ação ansiolítica, sedativa e hipnótica, sendo amplamente utilizadas no tratamento de perturbação da ansiedade e perturbação do sono. Não obstante a sua elevada eficácia, os efeitos adversos e o risco de dependência e tolerância a que estão associadas condicionam o seu uso de uma forma generalizada.
Relativamente à descontinuação de benzodiazepinas, tem-se verificado uma baixa adesão às orientações e insuficiente reavaliação do tratamento. Os regimes terapêuticos são mantidos indefinidamente, sem reavaliação periódica da indicação para a sua manutenção.
Descreve-se o caso clínico de uma doente de 66 anos que recorre ao serviço de urgência por agitação psicomotora, alteração comportamental e discurso incoerente após interrupção abrupta de benzodiazepina.
O presente artigo pretende relatar um episódio de síndrome de abstinência de benzodiazepinas e alertar os profissionais de saúde para as precauções a ter na desprescrição deste grupo farmacológico.