COVID-19: A Perspetiva do Oftalmologista
COVID-19: An Ophthalmologist’s Perspective
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Em apenas cem anos, o mundo registou 5 pandemias. As lições do passado não evitaram que um novo vírus fosse responsável pela quinta vaga de mortes a nível mundial, mesmo com os avanços científicos e a rapidez de resposta das sociedades que, na sua maioria, se anteciparam à resposta política e económica. Passado um século do final da Gripe Espanhola (1918-19), em dezembro 2019, regista-se o início da segunda pandemia do século XXI, a coronavirus disease 2019 (COVID-19) provocada por um novo coronavírus (CoV), severe acute respiratory syndrome coronavirus - 2 (SARS-CoV-2).
O olho poderá ser não só a porta de entrada dos CoV, como também um dos órgãos-alvo do mesmo. Conjuntivite, uveíte, vasculite, retinite e nevrite ótica foram documentadas em modelos animais.
Neste artigo, fazemos uma revisão dos possíveis papéis do sistema visual/tecidos oculares como porta de entrada, bem como das possíveis manifestações oftalmológicas da infeção humana por SARS-CoV-2. Este artigo de revisão também destacará as normas mais eficazes de proteção e evicção de propagação do referido vírus.