COVID-19 e a Transformação Digital dos Cuidados de Saúde: “A Pastilha de Mentos na Coca-Cola Diet” COVID-19 and Healthcare Digital Transformation: “A Mentos in a Diet Coke”

Conteúdo do artigo principal

Vítor Pinho Oliveira - Autor Correspondente

Vítor Pinho de Oliveira [vitor.m.oliveira@jmellosaude.pt]
Rua do Belo Horizonte, nº 12 e 14, 3500-612 Viseu, Portugal

Lara Queirós
Paulo Pereira Gomes
Micaela Seemann Monteiro

Resumo

A pandemia COVID-19 condicionou mudanças inauditas na sociedade. A abordagem à crise pandémica foi potenciada por recursos tecnológicos que facilitaram as estratégias de deteção, vigilância e mitigação do impacto da infeção. Paralelamente, a necessidade de cumprir com as orientações sanitárias desafiou os modelos tradicionais de relação médico-doente, acelerando a transição para novos paradigmas digitais de prestação de cuidados, com a implementação de soluções de telessaúde (teleconsulta).
Neste ensaio, analisamos o impacto da inovação tecnológica no combate à crise COVID-19, o impacto desta no processo de transformação digital da rede CUF e perspetivamos uma visão futura da jornada do cliente CUF, cientes de que a oportunidade criada por essa crise para esta transformação, permitirá ganhos de eficiência e qualidade clínicas assentes numa nova arquitetura tecnológica que permita uma medicina preventiva, preditiva e personalizada.

Palavras-chave: Consulta Remota; COVID-19; Pandemia; Prestação de Cuidados de Saúde; Telemedicina

Detalhes do artigo

1.
Oliveira VP, Queirós L, Gomes PP, Monteiro MS. COVID-19 e a Transformação Digital dos Cuidados de Saúde: “A Pastilha de Mentos na Coca-Cola Diet”: COVID-19 and Healthcare Digital Transformation: “A Mentos in a Diet Coke”. Gaz Med [Internet]. 29 de Junho de 2020 [citado 24 de Janeiro de 2025];7(2). Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/355
Secção
ARTIGO DE PERSPETIVA