Impacto do Confinamento em Doentes com Esquizofrenia Durante a Pandemia de COVID-19

Conteúdo do artigo principal

Joana Lopes - Autor Correspondente

Joana Lopes [joana.lopes@hvfx.min-saude.pt]
Estrada Carlos Lima Costa Nº2, Povos, 2600-009 Vila Franca de Xira, Portugal

Inês Silva
Vera Reynaud da Silva

Resumo

INTRODUÇÃO: A pandemia de COVID-19 e as medidas de saúde pública implementadas para a controlar podem causar ou acentuar sintomas de ansiedade e depressão, especialmente em pessoas vulneráveis, como os doentes com esquizofrenia.
MÉTODOS: O presente estudo procurou avaliar o impacto do confinamento de março e abril de 2020 numa amostra de 40 doentes com esquizofrenia acompanhados na consulta externa do Hospital de Vila Franca de Xira.
RESULTADOS: Destes doentes, 65% respeitaram o confinamento, 32,5% sentiram maior ansiedade, 97,5% mantiveram a medicação e 15% aumentaram as suas doses. Os consumos de álcool aumentaram em 42,8% dos doentes e os de tabaco em 30,7%, mas não houve aumento nos consumos de cannabis. Houve um aumento na procura de ajuda psiquiátrica em 10% dos doentes e psicológica em 15% dos casos.
CONCLUSÃO: Não houve redução da adesão à terapêutica e a maioria dos doentes cumpriu as regras de confinamento impostas.

Palavras-chave: COVID-19; Esquizofrenia; Pandemia

Detalhes do artigo

1.
Lopes J, Silva I, Reynaud da Silva V. Impacto do Confinamento em Doentes com Esquizofrenia Durante a Pandemia de COVID-19. Gaz Med [Internet]. 27 de Setembro de 2021 [citado 28 de Novembro de 2024];8(3). Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/430
Secção
ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)