Apresentação Típica de uma Variante Rara da Sarcoidose

Conteúdo do artigo principal

Maria Inês Bertão - Autor Correspondente

Maria Inês Bertão [mariainesbertao@gmail.com]
Rua Hospital, 3094-001 Figueira da Foz, Portugal

Ana Sofia Costa
Bárbara Baptista
Sara Costa Fontainhas
Maria do Rosário Santos Silva
Abilio Gonçalves
Pedro Ramalho Rodrigues

Resumo

A síndrome de Löfgren é uma forma de apresentação aguda da sarcoidose que ocorre em até metade dos indivíduos com esta doença. O seu diagnóstico é mais frequente em mulheres caucasianas até aos 35 anos. Caracteriza-se pela tríade: eritema nodoso, linfadenopatias hilares bilaterais e poliartralgias.
A sarcoidose nodular trata-se de uma variante rara da sarcoidose cujo padrão, por mimetizar outras patologias, atrasa o diagnóstico de sarcoidose.
Descrevemos o caso de uma mulher caucasiana, de 30 anos, que recorreu ao Serviço de Urgência por edema dos membros inferiores e artralgias com seis dias de evolução. Analiticamente, apresentava elevação dos parâmetros inflamatórios, da velocidade de sedimentação e anemia. Radiografia torácica com alargamento dos hilos. A tomografia computorizada do tórax mostrou vários nódulos mediastínicos, hilares e pulmonares.
Apresentamos a marcha diagnóstica de uma variante rara de sarcoidose com uma apresentação clínica típica.

Palavras-chave: Artralgia; Artrite; Eritema Nodoso; Sarcoidose

Detalhes do artigo

1.
Bertão MI, Sofia Costa A, Baptista B, Costa Fontainhas S, do Rosário Santos Silva M, Gonçalves A, et al. Apresentação Típica de uma Variante Rara da Sarcoidose. Gaz Med [Internet]. 20 de Setembro de 2021 [citado 24 de Novembro de 2024];8(3). Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/479
Secção
CASOS CLÍNICOS

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)