Associação entre Implantes de Silicone Mamários e Doenças Autoimunes
Association between Silicone Breast Implants and Autoimmune Diseases
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: Durante muito tempo, os implantes mamários foram considerados como dispositivos médicos inócuos. No entanto, ao longo dos últimos anos, a sua possível associação com doenças autoimunes tem gerado um debate científico crescente, sobretudo no que diz respeito à relação com a síndrome autoimune induzida por adjuvantes (ASIA). O objetivo desta revisão é sintetizar os dados atualmente disponíveis que relacionam estas entidades.
MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica usando os termos MeSH “breast implants” e “autoimmune diseases” e também os termos “autoimmune/inflammatory syndrome induced by adjuvants” e “Shoenfeld’s syndrome”. A escala de “Oxford 2011 Levels of Evidence” foi usada para atribuir um nível de evidência. Os artigos selecionados incluíram os
que descreviam uma população de mulheres adultas com implantes mamários versus mulheres sem implantes. O outcome clínico avaliado foi o desenvolvimento de uma doença autoimune.
RESULTADOS: Dos 268 artigos obtidos, cinco cumpriam os critérios de inclusão (uma meta-análise, duas revisões sistemáticas e dois estudos coorte). Os resultados mostram que, embora os estudos não comprovem uma associação entre implantes mamários de silicone e doenças autoimunes clássicas, alguns demonstraram uma associação entre os implantes e sintomas inespecíficos de uma síndrome recentemente introduzida, denominada ASIA.
CONCLUSÕES: A evidência disponível sobre a associação entre implantes mamários e o desenvolvimento de uma doença autoimune clássica permanece inconclusiva. A ASIA parece estar relacionada a uma exposição prévia a um adjuvante, nomeadamente ao silicone. Contudo, são necessários estudos mais longos e com metodologias mais rigorosas para esclarecer a associação entre implantes mamários de silicone e o desenvolvimento de ASIA.