Curvas de Aprendizagem e Simulação no Ensino das Ciências da Saúde
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O treino por simulação tem vindo a ser implementado no ensino das Ciências da Saúde, em resposta a limitações da prática clínica. Através do treino e ensino por simulação é possível criar um ambiente de aprendizagem seguro, onde as condições do modelo da prática deliberada podem ser implementadas. Porém, existem vários desafios associados à emergência destes recursos pedagógicos que necessitam de resposta, como a definição das melhores estratégias para sua integração curricular, a otimização da gestão de recursos e tempo de treino e métodos para avaliação destas novas técnicas.
As curvas de aprendizagem são representações da relação entre o treino e o nível de desempenho que permitem a inspeção longitudinal do processo de aprendizagem.
Este artigo pretende rever o conceito de curvas de aprendizagem e descrever potenciais benefícios da sua utilização no ensino e treino dos profissionais de saúde e na simulação biomédica.
Detalhes do artigo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.