Curvas de Aprendizagem e Simulação no Ensino das Ciências da Saúde

Conteúdo do artigo principal

Bruno M. Silva - Autor Correspondente

Bruno Miguel Silva [miguelsilvamed@gmail.com]
Rua Conselheiro José Silvestre Ribeiro Nº 4, 1600-431 Lisboa, Portugal

Pedro Garcia

Resumo

O treino por simulação tem vindo a ser implementado no ensino das Ciências da Saúde, em resposta a limitações da prática clínica. Através do treino e ensino por simulação é possível criar um ambiente de aprendizagem seguro, onde as condições do modelo da prática deliberada podem ser implementadas. Porém, existem vários desafios associados à emergência destes recursos pedagógicos que necessitam de resposta, como a definição das melhores estratégias para sua integração curricular, a otimização da gestão de recursos e tempo de treino e métodos para avaliação destas novas técnicas.
As curvas de aprendizagem são representações da relação entre o treino e o nível de desempenho que permitem a inspeção longitudinal do processo de aprendizagem.
Este artigo pretende rever o conceito de curvas de aprendizagem e descrever potenciais benefícios da sua utilização no ensino e treino dos profissionais de saúde e na simulação biomédica.

Palavras-chave: Curva de Aprendizagem; Educação Médica; Simulação por Computador; Treino por Simulação

Detalhes do artigo

1.
Silva B, Garcia P. Curvas de Aprendizagem e Simulação no Ensino das Ciências da Saúde. Gaz Med [Internet]. 24 de Maio de 2022 [citado 26 de Novembro de 2024];9(2):141-6. Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/480
Secção
ARTIGO DE REVISÃO