Avaliação do Plano Pedagógico Nacional para Internos de Anestesiologia: A Pontuação Atribuída pelos Participantes

Conteúdo do artigo principal

Francisco Maio Matos - Autor Correspondente

Francisco Maio Matos [franciscomaiomatos@gmail.com]
Praceta Garcia de Resende, LT 10, 3ºB, 3040-375 Coimbra, Portugal

Mafalda Ramos Martins
Gustavo Norte

Resumo

INTRODUÇÃO: A simulação em anestesiologia tem sido considerada uma formação complementar fundamental para os internos desta especialidade médica. O Plano Pedagógico Nacional do Centro de Simulação Biomédica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra foi desenhado de acordo com os objetivos curriculares definidos pelo Colégio de Anestesiologia. O objetivo deste estudo é analisar a avaliação dos conteúdos programáticos incluídos nos cursos de simulação, do ponto de vista dos participantes.
MÉTODOS: Os questionários foram respondidos, de forma anónima, por todos os participantes, após a realização de cada um dos módulos. Todas as perguntas foram respondidas numa escala de 0-10. Este estudo foi realizado no Centro de Simulação Biomédica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, em Portugal, de fevereiro de 2011 a março de 2018.
RESULTADOS: Foram incluídos 344 questionários respondidos. Os participantes consideraram que todos os temas incluídos nos cursos de simulação são importantes para a formação durante o internato, sendo a farmacologia básica em anestesiologia (Ano I) a menos importante, com uma média de classificação de 5,03 (IC 95% 4,83-5,22). Todos os conteúdos programáticos incluídos no módulo de simulação do ano IV foram classificados pelos participantes com importância superior a 8. Este último ano foi aquele em que a importância atribuída a cada um dos temas é mais elevada.
CONCLUSÃO: Dada a importância atribuída pelos participantes ao conteúdo programático incluído nos cursos de simulação, podemos concluir que o desenho dos cursos foi adequado às necessidades e objetivos dos internos de anestesiologia, como suplemento prático do programa de internato complementar em anestesiologia.

Palavras-chave: Anestesiologia/educação; Anestesiologistas; Competência Clínica; Treino por Simulação

Detalhes do artigo

1.
Maio Matos F, Ramos Martins M, Norte G. Avaliação do Plano Pedagógico Nacional para Internos de Anestesiologia: A Pontuação Atribuída pelos Participantes. Gaz Med [Internet]. 11 de Março de 2022 [citado 30 de Janeiro de 2025];9(1). Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/493
Secção
ARTIGO ORIGINAL