Síndrome de Parsonage-Turner Revisitado: Quatro Casos Clínicos e Revisão de Literatura

Conteúdo do artigo principal

Sara Monteiro - Autor Correspondente

Sara Monteiro [sarawmonteiro@gmail.com]
Avenida D. Manuel I, 9500-782 Ponta Delgada, Portugal

Diogo Silva Gomes
Nuno Moura
Marco Sarmento
António Cartucho

Resumo

INTRODUÇÃO: A síndrome de Parsonage-Turner é uma patologia pouco frequente, caracterizada por omalgia intensa de início súbito e parésia da cintura escapular, que é frequentemente subdiagnosticada. O objetivo deste trabalho é revisitar o tema expondo quatro casos clínicos ilustrativos e uma revisão teórica sumária.
CASOS CLÍNICOS: Foram avaliados os resultados funcionais e satisfação de quatro doentes (idades compreendidas entre 56 e 84 anos) com o diagnóstico de síndrome de Parsonage-Turner, tratados conservadoramente com analgesia e fisioterapia. Apesar da apresentação típica, o diagnóstico foi tardio em todos os casos. Apenas um doente apontou um fator desencadeante: uma infeção viral precedente. A dor resolveu ao fim de 3-8 dias, persistindo apenas o défice motor no membro superior. Todos os doentes recuperaram, total ou parcialmente, no momento da avaliação final. A reabilitação prolongou-se entre 6-15 meses e foi monitorizada pela clínica e eletromiografia. Todos os doentes estavam satisfeitos à data do último follow-up.
CONCLUSÃO: A síndrome de Parsonage-Turner tem uma incidência superior à previamente conhecida e é frequentemente subdiagnosticada. Deve ser considerada no diagnóstico diferencial de omalgia, especialmente quando acompanhada de défice motor. Apesar de ser uma doença autolimitada, a recuperação é demorada, pelo que um diagnóstico atempado é essencial para tranquilizar o doente e iniciar o tratamento de suporte adequado.

Palavras-chave: Dor de Ombro; Neurite do Plexo Braquial/diagnóstico; Neurite do Plexo Braquial/tratamento

Detalhes do artigo

1.
Monteiro S, Silva Gomes D, Moura N, Sarmento M, Cartucho A. Síndrome de Parsonage-Turner Revisitado: Quatro Casos Clínicos e Revisão de Literatura. Gaz Med [Internet]. 4 de Fevereiro de 2022 [citado 25 de Novembro de 2024];9(1). Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/503
Secção
CASOS CLÍNICOS

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)