Artrite Psoriática e o seu Desafio Diagnóstico: Relato de Caso

Conteúdo do artigo principal

Ina Garuta - Autor Correspondente

Ina Garuta [inagaruta@campus.ul.pt]
ORCID iD: 0009-0004-5659-9080

Sérgio Filipe Machado Barros Cardoso
Luís Pedro Terroso Lira
Alice Alves Magalhães
Marcos Magalhães Cerqueira
Luís Paulo Pinto da Costa

Resumo

A artrite psoriática (AP) apresenta-se, habitualmente, como uma oligoartrite ou monoartrite, e pode constituir um desafio diagnóstico na ausência de história de psoríase.
Relata-se o caso de um paciente de 57 anos que recorreu ao Médico de Família (MF) após um ano de evolução de sinais inflamatórios e onicólise do 3º dedo da mão direita. Os exames iniciais mostravam sinais inflamatórios dos tecidos peri-ungueais até à articulação interfalângica distal, e parâmetros inflamatórios analíticos negativos. O quadro foi interpretado em contexto infecioso e, posteriormente, como osteoartrose, não tendo existido melhoria com os tratamentos instituídos. A doença e o atraso no diagnóstico tiveram significativo impacto psicológico e profissional no paciente.
Este caso relata uma apresentação rara de AP, podendo aumentar a suspeição diagnóstica desta entidade nos Cuidados de Saúde Primários, e evidencia o papel do MF no acompanhamento holístico e gestão das expectativas do paciente, além da articulação com as outras especialidades.

Palavras-chave: Artrite Psoriática/diagnóstico; Dedos

Detalhes do artigo

1.
Garuta I, Barros Cardoso S, Terroso Lira L, Magalhães A, Cerqueira M, Paulo Costa L. Artrite Psoriática e o seu Desafio Diagnóstico: Relato de Caso. Gaz Med [Internet]. 28 de Março de 2024 [citado 24 de Janeiro de 2025];11(1):79-83. Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/510
Secção
CASOS CLÍNICOS