Impacto da Pandemia COVID-19 no Tratamento Cirúrgico da Patologia Traumática Ortopédica num Hospital Terciário em Portugal
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: O impacto da pandemia COVID-19 no tratamento cirúrgico da patologia ortopédica traumática não está claramente caracterizado na literatura. Procuramos neste estudo avaliar este impacto num hospital terciário em Portugal.
MATERIAL E MÉTODOS: Estudo retrospetivo dos doentes admitidos para tratamento cirúrgico de patologia traumática aguda entre março e dezembro de 2019 e entre março e dezembro de 2020.
RESULTADOS: O estudo incluiu um total de 794 doentes em 2019 e 728 em 2020. O tempo médio até cirurgia foi menor em 2020 e a duração do internamento foi superior. Em 2020, os doentes COVID-positivos tiveram internamentos mais longos e maiores tempos até à cirurgia. Não se verificou diferença na mortalidade e na necessidade de cuidados intensivos. No ano 2020 existiu um aumento significativo de politraumatizados tratados na nossa instituição comparativamente com o ano de 2019.
CONCLUSÃO: A cirurgia ortopédica traumática foi globalmente influenciada pela pandemia. Devem ser adotadas medidas contingentes, seguras e eficazes no tratamento dos doentes vítimas de trauma, de forma a reduzir o seu impacto clínico e económico.
Detalhes do artigo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.