Fratura Rara Isolada do Trapézio: Apresentação de Caso Clínico
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As fraturas do trapézio são raras, representando 0,4% das lesões da mão. Uma vez que estas costumam ser impercetíveis nas radiografias simples, o diagnóstico no contexto de Serviço de Urgência é desafiante. A tomografia computorizada pode ser útil no diagnóstico. O tratamento gold standard para fraturas do trapézio é discutível.
Um paciente do género masculino, de 54 anos, foi admitido num Serviço de Urgência após um acidente de motociclo. Referia dor e tumefação na metade radial da mão esquerda, não dominante. As radiografias foram inconclusivas. A tomografia computorizada e a ressonância magnética revelaram uma fratura isolada do trapézio, com um pequeno fragmento volar coaptado. Pelo nosso conhecimento, este padrão de fratura ainda não foi descrito. O tratamento conservador resultou na união da fratura, com excelente função do polegar, sem complicações.
Este caso destaca a importância de uma elevada suspeita clínica, anamnese cuidadosa, exame físico e interpretação dos exames de imagem para evitar falhar o diagnóstico de uma fratura do trapézio.
Detalhes do artigo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.