Cromófobo Renal Gigante Giant Renal Chromophobe Carcinoma

Conteúdo do artigo principal

Pedro Bargão Santos - Autor Correspondente
Fernando Ferrito
João Almeida Dores
Ana Maria Afonso

Resumo

O carcinoma de células renais cromófobo é uma entidade histológica rara de carcinoma de células renais. Descreve-se um caso invulgar, de apresentação clínica invulgar, num homem de 50 anos, assintomático. Trata-se de uma massa renal de grandes dimensões (224 x 180 mm) à direita, sem lesões secundárias associadas.
O doente não apresentava sintomas, como dor lombar ou abdominal, ou hematúria, referindo apenas discreto aumento do volume abdominal.O achado foi ecográfico em exames de rotina. O diagnóstico de presunção em imagem de tomografia computorizada foi de tumor renal primário. Realizou-se nefrectomia radical que decorreu sem intercorrências assim como o pós-operatório. O resultado histológico foi de carcinoma de células renais, variante cromófoba.
Apesar das dimensões da lesão, existem casos, incluindo o atual, que têm evolução favorável e onde a indicação para a nefrectomia radical é o tratamento de eleição.

Palavras-chave: Carcinoma Células Renais; Nefrectomia; Neoplasias Renais

Detalhes do artigo

1.
Santos PB, Ferrito F, Dores JA, Afonso AM. Cromófobo Renal Gigante: Giant Renal Chromophobe Carcinoma. Gaz Med [Internet]. 29 de Setembro de 2017 [citado 26 de Janeiro de 2025];4(3). Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/59
Secção
CASOS CLÍNICOS

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)