“Pseudo-Geyser Sign” como Primeira Apresentação de Artrite Sética do Ombro

Conteúdo do artigo principal

Madalena Peixoto de Sousa Braga - Autor Correspondente

Madalena Peixoto de Sousa Braga [madalena.braga3@gmail.com]
Rua Prof. Fernando Magano, 140A, 4º esquerdo, 4250-541, Porto

Joana P. Sousa
João Torres

Resumo

Ruturas maciças da coifa dos rotadores podem levar à formação de grandes quistos, que se estendem do espaço subacromial, através da articulação acromioclavicular, formando um quisto subcutâneo, com um “geyser sign” típico na ressonância magnética (RM).
Até onde sabemos, nenhum caso de pseudo-quisto transdeltoide como primeira manifestação de artrite séptica foi relatado. Uma mulher de 79 anos recorreu ao Serviço de Urgência (SU) com uma tumefação dolorosa no ombro direito com dois dias de evolução. Ela tinha recorrido ao SU 16 dias antes, após ter sido mordida por um cão. A drenagem de tumefação revelou uma contagem total de células de 50320 células/mL. A RM revelou “descompressão” do fluido da cavidade articular glenoumeral através do deltoide. A artrite sética foi presumida como a causa do pseudoquisto, configurando um “pseudo-geyser sign” na RM.
A artrite sética é uma emergência ortopédica, cujo diagnóstico precoce, encaminhamento ao SU e tratamento são cruciais.

Palavras-chave: Artrite Infeciosa; Articulação do Ombro; Coifa dos Rotadores

Detalhes do artigo

1.
Braga M, Sousa JP, Torres J. “Pseudo-Geyser Sign” como Primeira Apresentação de Artrite Sética do Ombro. Gaz Med [Internet]. 1 de Setembro de 2022 [citado 25 de Novembro de 2024];9(3):259-62. Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/594
Secção
CASOS CLÍNICOS

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)