Síndrome de Wellens: Um Relato de Caso

Conteúdo do artigo principal

Sofia Rei - Autor Correspondente

Sofia Rei [sofiavmrei@gmail.com]
Rua da Casa Branca, Edifício Poente 3º F, Funchal Madeira, Portugal

Raquel Andrade
Ricardo Pinto

Resumo

A cardiopatia isquémica é a principal causa isolada de morte em todo o mundo. O diagnóstico diferencial de dor torácica engloba patologia cardíaca e não cardíaca, sendo de extrema importância a identificação precoce de síndromes coronárias agudas (SCA), que se manifestam por dor anginosa, tipicamente com duração superior a 20-30 minutos, de início ou agravamento recentes. Para o diagnóstico de SCA, é necessário realizar um eletrocardiograma (ECG) e pesquisa de marcadores de necrose miocárdica.
O presente caso clínico descreve a história de um homem de 58 anos com risco cardiovascular muito elevado, que, numa consulta de rotina, apresentava dor torácica com características de angina em crescendo, tendo sido referenciado para o serviço de urgência da área de residência, onde realizou exames complementares de diagnóstico, que foram compatíveis com síndrome de Wellens.
Perante um doente com dor torácica, é fundamental excluir SCA, dado o potencial risco de morbimortalidade, caso não seja diagnosticado e tratado atempadamente. Para tal, é essencial realizar uma anamnese detalhada com enfoque nas características da dor, assim como a execução e interpretação rápida do ECG.

Palavras-chave: Doença da Artéria Coronária/diagnóstico; Eletrocardiograma; Síndrome Coronária Aguda/diagnóstico

Detalhes do artigo

1.
Rei S, Andrade R, Pinto R. Síndrome de Wellens: Um Relato de Caso. Gaz Med [Internet]. 22 de Fevereiro de 2023 [citado 10 de Fevereiro de 2025];10(1):37-41. Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/639
Secção
CASOS CLÍNICOS