Preservação da Fertilidade em Mulheres Jovens com Carcinoma do Endométrio: A Propósito de um Caso Clínico Endometrial Cancer and Fertility Preservation in Young Women: A Case Report

Conteúdo do artigo principal

José Silva Pereira - Autor Correspondente
Teresa Fraga
Julieta Silva
João Paulo Fernandes
Cláudia Monteiro
João Cruz
Mónica Ferreira
Paula Borralho
Álvaro Dias
Catarina Vasconcelos

Resumo

Nos últimos anos, um número crescente de mulheres adia o seu projeto reprodutivo para idades mais avançadas, sendo por isso cada vez mais importante que se avalie a possibilidade e a segurança de tratamentos conservadores que preservem a fertilidade em pacientes jovens com carcinoma do endométrio. O tratamento recomendado para o carcinoma do endométrio é a histerectomia total com salpingo-ooforectomia, o que interfere, como é óbvio, na fertilidade da mulher, não sendo por isso recomendável em mulheres que pretendem preservar a sua função reprodutora.
Em alternativa, o tratamento conservador pode ser uma opção de exceção em casos bem selecionados.
Contudo, a decisão de efetuar tratamento conservador não está isenta de riscos, nomeadamente os riscos de estadiar e/ou tratar inadequadamente o carcinoma do endométrio e os riscos de não diagnosticar tumores ováricos síncronos ou metastáticos. Além disso, não há consenso quanto ao tratamento ideal por quanto tempo deve ser prolongado, como efetuar a vigilância destas doentes e qual o resultado oncológico a longo prazo.
O caso presente, no conhecimento dos autores, é o primeiro documentado em Portugal de gravidez após tratamento conservador de carcinoma do endométrio, numa mulher jovem.


Recebido: 02/05/2017 - Aceite: 04/09/2017

Palavras-chave: Neoplasias do Endométrio; Preservação da Fertilidade

Detalhes do artigo

1.
Pereira JS, Fraga T, Silva J, Fernandes JP, Monteiro C, Cruz J, et al. Preservação da Fertilidade em Mulheres Jovens com Carcinoma do Endométrio: A Propósito de um Caso Clínico: Endometrial Cancer and Fertility Preservation in Young Women: A Case Report. Gaz Med [Internet]. 6 de Outubro de 2017 [citado 13 de Novembro de 2024];4(3). Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/64
Secção
CASOS CLÍNICOS

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)