Síndrome do Canal Cárpico: Uma Patologia Frequente na Prática Clínica

Conteúdo do artigo principal

Sofia Rei - Autor Correspondente

Sofia Rei [sofiavmrei@gmail.com]
Rua da Casa Branca, Edifício Poente 3º F, Funchal Madeira, Portugal

Ricardo Pinto

Resumo

A síndrome do canal cárpico (SCC) é a mononeuropatia compressiva mais frequente na prática clínica, com maior prevalência no sexo feminino. Manifesta-se por dor e parestesia na área de distribuição do nervo mediano, geralmente de predomínio noturno. O diagnóstico baseia-se na anamnese e exame objetivo, sendo complementado com os estudos de condução nervosa e eletromiografia. Os testes de Phalen e Tinnel são manobras provocatórias, sugestivas de SCC. Quanto ao tratamento, nos casos ligeiros pode-se optar por uma abordagem conservadora; nos casos moderados a graves, ou falência do tratamento conservador, está indicado o tratamento cirúrgico.
O objetivo deste trabalho é rever as principais diretrizes no que diz respeito à abordagem e tratamento do SCC.
O médico de família encontra-se numa posição privilegiada para o diagnóstico e tratamento das manifestações clínicas do SCC. Todas as intervenções devem ser feitas no sentido de melhorar a qualidade de vida dos doentes e obter ganhos em saúde. Poderá ser necessária uma abordagem multidisciplinar, através de uma colaboração ativa entre os Cuidados de Saúde Primários e Secundários.

Palavras-chave: Síndrome Canal Cárpico/diagnóstico; Síndrome Canal Cárpico/tratamento

Detalhes do artigo

1.
Rei S, Pinto R. Síndrome do Canal Cárpico: Uma Patologia Frequente na Prática Clínica. Gaz Med [Internet]. 9 de Março de 2023 [citado 10 de Fevereiro de 2025];10(1):13-5. Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/645
Secção
ARTIGO DE REVISÃO

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)