Combinação fixa de Tramadol e Paracetamol numa Unidade de Cuidados de Saúde Primários Portuguesa: Um Estudo Transversal
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Introdução: A combinação tramadol/paracetamol e? um dos medicamentos mais prescritos para a dor em Portugal. Na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, ao longo de 12 meses, foram prescritas 1 119 229 embalagens de tramadol/paracetamol, constituindo o segundo analgésico mais prescrito. Estes números fazem questionar se este fármaco e? prescrito para dor aguda e dor crónica agudizada ou se e? prescrito como tratamento prolongado para dor crónica.
Métodos: Este e? um estudo transversal que descreve a prescrição tramadol/paracetamol numa Unidade de Saúde Familiar portuguesa. A população em estudo corresponde aos 344 utentes a que foi prescrito tramadol/paracetamol no período compreendido entre Julho de 2020 e Junho de 2021.
Resultados: Neste período foram emitidas 687 receitas que corresponderam a 2500 embalagens de tramadol/paracetamol, das quais 1874 foram dispensadas. Não houve diferença estatisticamente significativa entre o númerode embalagens dispensadas ao longo dos 4 trimestres (p=0,275) e 35,3% dos utentes dispensaram receitasem mais do que um trimestre. Verificou-se que 16,5% dos utentes comprou esta combinac?a? o em quantidade que permite uma utilização superior a 90 dias.
Conclusão: Assim se demonstra que a combinação tramadol/paracetamol desempenha um papel central no tratamento da dor e que uma percentagem significativa dos utentes utiliza este medicamento de forma crónica, questionando-se a adequação da terapêutica nestes doentes. Contudo, são necessários estudos mais alargados e que avaliem o controlo da dor para suportar os resultados apresentados neste trabalho.
Detalhes do artigo

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.