Um Caso de Delírio de Infestação nos Cuidados de Saúde Primários
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O delírio de infestação é uma perturbação que se caracteriza pela crença persistente de infestação por organismos vivos ou inanimados na ausência de evidência para tal. Perante as queixas é frequente os doentes recorrerem primeiramente ao médico de família ou a um dermatologista, ao invés de um psiquiatra, por não acreditarem que os seus sintomas são delirantes.
Descrevemos o caso de uma doente de 86 anos que recorreu aos cuidados de saúde primários com história de ideias delirantes de infestação, acompanhadas de alucinações visuais e cenestésicas.
Após investigação etiológica, o caso foi discutido com um colega de Psiquiatria do hospital da área de residência. Assumido o diagnóstico de delírio de infestação, foi iniciada terapêutica com risperidona, verificando-se a remissão completa dos sintomas.
Este caso pretende alertar para a necessidade de os médicos de família reconhecerem esta patologia de forma a poderem orientá-la corretamente. Reforça ainda a importância da comunicação entre várias especialidades na gestão de perturbações semelhantes, que envolvem diagnósticos menos comuns, mas cuja abordagem inicial pode ser feita nos cuidados de saúde primários, desde que haja validação pela especialidade em questão.
Detalhes do artigo
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.