Ahead of Print

COVID-Toes: Uma Condição Pós-COVID-19
COVID-Toes: A Post-COVID-19 Condition

Conteúdo do artigo principal

Ana Rita Neves Vilaça - Autor Correspondente

Rita N. Vilaça [ritavilaca6@gmail.com]
Medicina Geral e Familiar, Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, Penafiel, Portugal
Unidade de Saúde Familiar São Tiago
Rua Central de Salgueirinhos, nº 339 | 4620-285 Lustosa

Resumo

A COVID-19 é uma infeção viral, sendo as manifestações clínicas mais comuns: febre, astenia, mialgias, cefaleias, dispneia. Casos clínicos de lesões cutâneas acrais, semelhantes a frieiras, foram relatados em todo o mundo, ficando conhecidas como dedos COVID.
Doente com 50 anos, queixas de artralgias, edema, eritema, hiperalgesia e sensibilidade ao calor em ambas as mãos. Concomitantemente edema e eritema nos primeiros dedos dos pés bilateralmente. Associa estes sintomas à infeção SARS-CoV-2, diagnosticada duas semanas antes do aparecimento destes. O exame objetivo em consulta estava normal. A investigação de uma possível etiologia autoimune, vascular ou distúrbio da coagulação foi inconclusiva. Deste modo, a evolução temporal e o tipo de lesões cutâneas apresentadas permitem estabelecer uma conexão com uma condição pós-COVID.
O conhecimento sobre as manifestações cutâneas associadas à infeção por SARS-CoV-2, foi essencial para o diagnóstico deste caso assintomático de COVID-19.

Palavras-chave: COVID-19/complicações; Dedos; Perniose; Síndrome de Pós-COVID-19 Aguda

Detalhes do artigo

1.
Neves Vilaça R. COVID-Toes: Uma Condição Pós-COVID-19. Gaz Med [Internet]. 3 de Novembro de 2025 [citado 8 de Novembro de 2025];1(1). Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/750
Secção
CASOS CLÍNICOS