Tiroide Lingual: Apresentação de Caso Clínico
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A patologia tiroideia, designadamente o hipotiroidismo, é uma situação comum e habitualmente gerida em cuidados de saúde primários. No seu estudo inicial é importante considerar a hipótese de tiroide lingual, ainda que se trate de anomalia rara.
Utente do sexo feminino, 48 anos de idade, transferida recentemente de outra unidade de saúde, apresenta-se na sua primeira consulta programada. Refere que no início da sua adolescência, após realização de ecografia à tiroide, terá sido informada de que “nasceu sem tiroide” (sic), pelo que se encontra medicada com levotiroxina 0,175 mg uma vez por dia. Como antecedentes familiares de relevo menciona que a mãe e a sobrinha apresentam patologia tiroideia. Ao exame objetivo não se verificaram outras alterações para além de, à palpação cervical, não apresentar tecido tiroideu na sua normal localização pré-traqueal.
A ecografia da tiroide realizada revelou ausência de tiroide na sua topografia habitual. O estudo analítico da função tiroideia não revelou alterações. Foi então solicitada cintigrafia da tiroide que demonstrou um foco de captação do radiofármaco na topografia do pavimento da boca sobre a linha média, compatível com tecido tiroideu funcionante em localização ectópica. A utente foi referenciada a consulta de cirurgia geral e proposta para cirurgia de ressecção da tiroide ectópica, a qual decorreu sem intercorrências.
O médico de família tem uma posição privilegiada no estudo e orientação dos seus utentes, tendo sido, neste caso, fulcral a investigação desencadeada pela suspeição de uma entidade rara, mesmo anos após o diagnóstico inicial de hipotiroidismo.
Detalhes do artigo
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.