Dermatose Terra Firme-Forme: Fácil de Reconhecer, Fácil de Tratar!

Conteúdo do artigo principal

Inês Patrício Rodrigues - Autor Correspondente

Inês Patrício Rodrigues [inescatarinaprodrigues@gmail.com]
ORCID iD: 0000-0002-5898-7018

Carlos Rocha-Castro
Francisco Fachado
Vânia Martins

Resumo

A dermatose terra firme-forme é uma patologia comum, frequentemente subdiagnosticada. Caracteriza-se pela presença de placas hiperpigmentadas, facilmente removíveis com álcool isopropílico a 70%.
CASO 1: Adolescente de 14 anos, sexo masculino, sem antecedentes de relevo. Recorre por lesão hiperpigmentada, localizada na porção superior do tronco, com 1 ano de evolução. Durante a observação foi realizada remoção da lesão descrita com álcool isopropílico a 70%, confirmando-se o diagnóstico de dermatose terra firme-forme.
CASO 2: Adolescente de 12 anos, sexo feminino, com antecedentes pessoais de obesidade e insulinorresistência. Ao exame objetivo constataram-se lesões hiperpigmentadas no pescoço e axilas, interpretadas, inicialmente, como acantose nigricans. Não obstante, foi realizada limpeza com álcool isopropílico a 70%, com rápida remoção das lesões, estabelecendo-se o diagnóstico de dermatose terra firme-forme. Os casos clínicos descritos alertam para a necessidade de reconhecimento desta patologia que, embora benigna, é frequentemente geradora de grande ansiedade, conduzindo a investigações desnecessárias.

Palavras-chave: Doenças da Pele; Hiperpigmentação; Perturbações da Pigmentação

Detalhes do artigo

1.
Patrício Rodrigues I, Rocha-Castro C, Fachado F, Martins V. Dermatose Terra Firme-Forme: Fácil de Reconhecer, Fácil de Tratar!. Gaz Med [Internet]. 28 de Março de 2024 [citado 23 de Dezembro de 2024];11(1):68-71. Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/785
Secção
CASOS CLÍNICOS