Sacroileíte Infecciosa em Paciente com Doença de Crohn: Relato de Caso
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Homem, 25 anos, com antecedentes de doença de Crohn, sob tratamento biológico, recorre à Consulta Aberta por lombalgia aguda e pico febril. Pelo quadro de lombalgia associada a sinais de alarme é encaminhado para o Serviço de Urgência, onde realiza estudo imagiológico e analítico, com ligeira leucocitose, sem outras alterações.
Alta com diagnóstico de presunção de lombalgia sem causa secundária. O quadro clínico agrava progressivamente, com incapacidade para a marcha. É reavaliado, apresentando teste de Patrick positivo. Pede-se novo estudo imagiológico, sem alterações. Realiza ressonância magnética, sendo diagnosticado com sacroileíte infeciosa associada a extensos abcessos. Em internamento, realiza múltiplos ciclos de antibioterapia e várias tentativas de drenagem das coleções, sem sucesso. Alta após 54 dias de internamento com recuperação funcional progressiva.
O caso pretende alertar para a maior suscetibilidade a infeções associadas ao uso crescente de biológicos e para a complexidade assim acrescida no acompanhamento de doentes com doença inflamatória intestinal.
Detalhes do artigo
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.