Abordagem Sistémica da Tolerância ao Exercício: Um Caso para a Modelação Matemática Systemic Approach Towards Understanding Exercise Tolerance: The Case for a Mathematical Model Application

Conteúdo do artigo principal

João Beckert - Autor Correspondente

Centro de Alto Rendimento do Jamor, Av. Pierre de Coubertin, 1495-751 Cruz Quebrada, Portugal

João Pedro Mendes
Francisco Alves
Nuno Neuparth

Resumo

A prescrição do exercício pressupõe que se antecipe a tolerância ao esforço de cada indivíduo. Os erros e imprecisões na determinação da intensidade a prescrever e a complexidade da resposta fisiológica ao exercício comprometem a aplicação das orientações genéricas.


A modelação matemática é uma ferramenta para a previsão da resposta fisiológica ao exercício e, por isso, pode tornar-se útil para melhorar a prescrição do exercício.


Neste artigo é apresentado o modelo matemático adaptado e desenvolvido pelos autores. É feita referência às perspetivas de aplicação destas metodologias de investigação teórica, tanto no domínio da fisiologia do exercício como no da saúde das populações. Conclui-se ser oportuno a criação de um núcleo de investigação em medicina desportiva com inclusão da modelação matemática em sistemas dinâmicos.

Palavras-chave: Análise de Sistemas; Medicina Desportiva; Modelos Teóricos; Tolerância ao Exercício

Detalhes do artigo

1.
Beckert J, Mendes JP, Alves F, Neuparth N. Abordagem Sistémica da Tolerância ao Exercício: Um Caso para a Modelação Matemática: Systemic Approach Towards Understanding Exercise Tolerance: The Case for a Mathematical Model Application. Gaz Med [Internet]. 21 de Setembro de 2017 [citado 13 de Novembro de 2024];4(2). Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/18
Secção
ARTIGO DE PERSPETIVA