Retalho de Rotação Súpero-Medial: Resultados em Três Doentes Superomedial Rotation Flap: Results in Three Patients

Conteúdo do artigo principal

Ermelindo Tavares - Autor Correspondente

Estrada Carlos Lima Costa, nº 2, Povos, 2600-009 Vila Franca de Xira, Portugal

Resumo

INTRODUÇÃO: O retalho de rotação súpero-medial é um retalho cutâneo local, randomizado, e predominantemente de rotação, que permite encerrar defeitos de média e grande dimensão, nas regiões malar súpero-medial e pele palpebral inferior.


MATERIAL E MÉTODOS: Dois homens e uma mulher foram submetidos a exérese alargada de lesões clinicamente sugestivas de carcinoma basocelular da face, sob anestesia local, seguida de reconstrução com retalho de rotação súpero-medial.


RESULTADOS: Não se registaram complicações pós-operatórias imediatas ou tardias. Os resultados funcionais e morfológicos foram aceitáveis. Os doentes não apresentaram recidivas nos 12 meses de seguimento.


DISCUSSÃO: O retalho de rotação súpero-medial é um procedimento simples, realizado em tempo operatório único, sob anestesia local. Constitui uma excelente opção dentre as várias técnicas cirúrgicas reconstrutivas perioculares clássicas. O ectrópio é uma complicação rara.


CONCLUSÃO: O retalho de rotação súpero-medial revelou-se uma opção cirúrgica segura e eficaz nos três casos.

Palavras-chave: Carcinoma Basocelular; Pálpebra; Retalhos Cirúrgicos

Detalhes do artigo

1.
Tavares E. Retalho de Rotação Súpero-Medial: Resultados em Três Doentes: Superomedial Rotation Flap: Results in Three Patients. Gaz Med [Internet]. 28 de Junho de 2018 [citado 26 de Dezembro de 2024];5(2). Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/167
Secção
SÉRIES DE CASOS

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)