Ver de Fora para Dentro: Um Caso de Leucemia Cutis no Contexto de Leucemia Linfoide Crónica

Conteúdo do artigo principal

Mariana Assis Rocha - Autor Correspondente

Mariana Assis Rocha [marianaassrocha@gmail.com]
ORCID iD: 0009-0006-3584-3691

Ermelindo Tavares

Resumo




A leucemia linfoide crónica é a leucemia mais comum nos países ocidentais, manifestando-se em média aos 70 anos. A sua etiologia não é conhecida, mas pensa-se que os fatores genéticos e ambientais poderão ter influência.
Doente do sexo masculino, 68 anos, com antecedentes de leucemia linfoide crónica com 2 anos de evolução. Iniciou há cerca de 6 meses, quadro de lesões papulares no couro cabeludo e face. Realizou biópsia com resultado histológico compatível com leucemia cutis.
A leucemia cutis é caracterizada pela infiltração neoplásica a nível cutâneo. A sua prevalência varia em função do tipo de leucemia associado, podendo apresentar-se de múltiplas formas e em diversas localizações. Apesar da leucemia linfoide crónica ser a leucemia mais comum a nível mundial, a leucemia cutis é mais frequente na leucemia mieloide aguda. Por ser uma manifestação sistémica de mau prognóstico, é importante que a tenhamos em consideração.




Palavras-chave: Leucemia Linfocítica Crónica de Células B; Neoplasias da Pele

Detalhes do artigo

1.
Assis Rocha M, Tavares E. Ver de Fora para Dentro: Um Caso de Leucemia Cutis no Contexto de Leucemia Linfoide Crónica. Gaz Med [Internet]. 26 de Junho de 2024 [citado 1 de Abril de 2025];11(2):154-8. Disponível em: https://gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/737
Secção
CASOS CLÍNICOS

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)